29/03/2014

Hérnia de Disco e a Quiroprática

                      Hérnia de Disco
Os discos da coluna, chamados discos intervertebrais, são estruturas finas e achatadas que servem de “amortecedores” entre as vértebras. Cada disco é feito de uma parte interna gelatinosa e macia cercada por um revestimento externo duro e fibroso. Esta estrutura permite ao disco ser firme o bastante para manter o espaço entre as vértebras, mas macio o bastante para comprimir quando a espinha se curva durante uma flexão ou compressão, apoiando e mantendo a coluna flexível.

Em algumas pessoas, principalmente adultos de meia-idade, o revestimento externo e duro de um disco desenvolve uma área de fraqueza ou uma pequena fissura. Quando isto acontece, parte do interior do disco pode ser empurrada para fora de sua posição normal (hérnia), produzindo uma condição chamada hérnia de disco. Se a hérnia de disco comprimir os nervos próximos do canal espinhal, isto pode causar uma variedade de sintomas relacionados aos nervos, incluindo dor, diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular. Nos casos mais graves, uma hérnia de disco pode comprimir os nervos que controlam o intestino e a bexiga, causando incontinência urinária (falta de controle da urina) e fecal (perda do controle das fezes).

Os especialistas não entendem completamente por que os discos herniam. A maioria deles atribui esta condição a uma combinação dos fatores:

        Discos envelhecidos – A hérnia de disco é rara em pessoas jovens, mas é comum entre pessoas acima dos 35 a 55 anos de idade. De todos os fatores responsáveis pela hérnia de disco, envelhecer é provavelmente o mais importante. Com a idade, a camada exterior do disco parece lentamente se degenerar, provavelmente por causa de décadas de postura vertical e da flexão das costas.

        Fatores genéticos - Em algumas famílias, vários parentes sofrem de hérnia de disco, considerando o fato de que outras famílias não são afetadas nunca. Se a hérnia de disco é comum em uma determinada família, ela pode ter um começo extraordinariamente precoce nestas pessoas, até mesmo antes dos 21 anos de idade. Estudos estão começando a identificar os genes específicos ligados a formas herdadas da hérnia de disco.

        Fatores de risco individuais – Uma pessoa pode ter um risco aumentado de ter hérnia de disco se trabalhar em uma função ou praticar um esporte que envolva o levantamento de peso ou o excesso de movimentos de dobra ou giro da coluna.

Há três áreas distintas da coluna vertebral onde uma hérnia de disco pode acontecer:

        A região cervical - entre as vértebras do pescoço,

        A região torácica - entre as vértebras da parte superior das costas, próximo das costelas,

        A região lombar - entre as vértebras na parte mais baixa das costas, sobre a bacia.

A hérnia de disco é muito comum na região lombar. É relativamente rara na região torácica onde ela responde por uma em cada 200 ou 400 casos de hérnia de disco.

Quadro Clínico

O primeiro sintoma de uma hérnia de disco normalmente é a dor na área do disco afetado. Alguns pesquisadores acreditam que esta dor é um sinal que a camada exterior e dura do disco está lesada ou debilitada, não necessariamente que a parte interna já tenha herniado. Se a camada interna hernia e comprime um nervo próximo, os sintomas resultantes variam, dependendo do local da hérnia de disco:

        Na região cervical - Pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula (“pá”), braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos. Se a dor é concentrada no tórax e no braço, pode imitar a dor torácica típica do infarto do coração. Ocasionalmente, pode acontecer aumento da freqüência da urina e dores de cabeça.
        Na região torácica – Os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas. Algumas pessoas afetadas também reclamam de incontinência (perda do controle) intestinal ou da bexiga.o        Na região lombar - Muitas pessoas sofrem dor nas costas durante anos, intermitente e moderada, antes de ter uma crise (levantando peso, dobrando ou torcendo a coluna, súbita e abruptamente), agravando seus sintomas a ponto de procurarem ajuda do médico. Pode-se também ter uma crise sem um fator ativador identificável. Na maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar, a dor forte atrás da perna é a principal queixa. Esta dor é chamada ciática porque vem da pressão no nervo ciático. Este nervo normalmente começa na parte mais baixa das costas, então se espalha pelas nádegas e corre em direção à coxa e à perna. A dor ciática fica tipicamente pior se o paciente tosse, espirra, se abaixa ou movimenta as costas de forma súbita. Freqüentemente a dor ciática alivia com o repouso e pode piorar ao dirigir ou carregar peso. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor. Em formas mais raras e mais graves de hérnia de disco lombar, o nervo fica mais extensivamente comprimido. Se isto acontecer, sintomas adicionais podem ocorrer, incluindo dor anal, perda do controle os intestinos e da bexiga, e formigamento ao redor da área genital, nádegas ou parte de trás das coxas.                                             

HÉRNIA DE DISCO E A QUIROPRÁTICA


Em novembro de 2006, foi publicado no jornal O Globo, que segundo um “novo” estudo, pessoas com problemas de hérnia de disco normalmente se recuperam com ou sem cirurgia. A pesquisa, de grande amostragem, revelou que a cirurgia aparentemente alivia as dores mais depressa, mas que a maioria das pessoas acabam se recuperando de uma forma ou de outra. O estudo aponta ainda que não há qualquer dano em esperar.

O trabalho, publicado na revista “The Journal of the American Medical Association”, pode levar a uma mudança das práticas médicas, na análise de especialistas. O estudo não aponta uma prática vencedora e, segundo os médicos, a decisão de operar ou não deve ser baseada em preferências pessoais e no nível da dor.

Pacientes que se submetem à cirurgia relataram alívio imediato. Mas de três a seis meses de tratamento, tanto pacientes operados quanto os não-operados apresentam melhoras significativas. Após dois anos, cerca de 70% disseram ter tido “grande melhora” nos sintomas. Nenhum dos pacientes que esperou apresentou conseqüências sérias e nenhum dos que se submeteram à cirurgia teve resultado desastroso. Muitos cirurgiões temiam que esperar pudesse causar danos, mas esse medo se provou injustificável.

Acho que isso terá um impacto  afirmou Steven R. Garfin, coordenador do departamento de cirurgia ortopédica da Universidade da Califórnia, em San Diego. O estudo diz que não é preciso urgência para a cirurgia. E tempo, geralmente, é um aliado, não um inimigo.
Cerca de um milhão de americanos sofrem de dores no nervo ciático, segundo o ortopedista James Weinstein, que coordenou o estudo. O problema ocorre quando o disco pressiona a raiz do nervo ciático, que se prolonga ao longo da parte posterior da perna. A cada ano, aproximadamente 300 mil Americanos e milhares de Brasileiros se submetem à cirurgia para aliviar os sintomas. leia no artigo abaixo e informe-se:

QUIROPRAXIA   (TAMBÉM CHAMADA DE QUIROPATIA OU QUIROPRÁTICA)    

UM POUCO DA HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA    (OU QUIROPATIA, OU QUIROPRÁTICA)

      QUIROPRAXIA
 É UM MÉTODO DE TRATAMENTO NATURAL DE MOBILIZAÇÕES;MANOBRAS OU MANIPULAÇÕES (TERMO USADO PARA DESIGNAR APENAS O USA DAS MÃOS). 
      ESTES PROCEDIMENTOS SÃO REALIZADOS TANTO NA COLUNA VERTEBRAL, QUANTO EM MEMBROS (BRAÇOS E PERNAS).

      ESTAS MANIPULAÇÕES  DAS VÉRTEBRAS E ARTICULAÇÕES JÁ EXISTIAM HÁ APROXIMADAMENTE 3.000 ANOS, SENDO REALIZADAS INICIALMENTE PELOS CHINESES E, POSTERIORMENTE TAMBÉM, PELOS GREGOS, ROMANOS, ÁRABES E TURCOS. 

     PORÉM FOI O DR. DAVID PALMER QUE PESQUISOU SISTEMATICAMENTE AS MANIPULAÇÕES E, REUNINDO TODO O CONHECIMENTO, INICIOU O DESENVOLVIMENTO DA QUIROPRAXIA EM 1895 NOS EUA.
      INICIALMENTE ELE TEVE DIFICULDADES EM INTRODUZI-LA NO MEIO ACADÊMICO. FALTAVAM AINDA EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PARA CORROBORAR A EFICÁCIA OBSERVADA NA PRÁTICA CLÍNICA.
      ATUALMENTE A QUIROPRAXIA É ENSINADA EM INÚMERAS FACULDADES EM TODO O MUNDO. TANTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA QUANTO DE PÓS GRADUAÇÃO. 
     NOS PAISES DO CHAMADO "PRIMEIRO MUNDO" É  O PRIMEIRO PROCEDIMENTO REALIZADO EM INÚMERAS ALTERAÇÕES DA SAÚDE, PRINCIPALMENTE NOS EUA, ONDE É A SEGUNDA PROFISSÃO DA ÁREA DA SAÚDE.
     NO BRASIL AINDA NÃO ESTÁ BEM DIFUNDIDA.  É MUITO COMUM EU ATENDER PACIENTES QUE NUNCA OUVIRAM FALAR EM QUIROPRAXIA.

     AS MOBILIZAÇÕES USADAS NA QUIROPRAXIA (OU QUIROPATIA, OU QUIROPRÁTICA) TEM O INTUITO DE HARMONIZAR E RESOLVER AS "SUB-LUXAÇÕES" .  (O TERMO "SUB-LUXAÇÃO" É LARGAMENTE UTILIZADO EM QUIROPRAXIA E NÃO SIGNIFICA EXATAMENTE UMA LUXAÇÃO. ESTE TERMO É USADO NA QUIROPRAXIA COM O SIGNIFICADO DE DIMINUIÇÃO DA MOBILIDADE DE DETERMINADA ARTICULAÇÃO).

     A QUIROPRAXIA OFERECE  ALIVIO RÁPIDO ( IMEDIATO, EM VÁRIOS CASOS)  AOS SINTOMAS COMO  FORTE DOR NA COLUNA, DOR NA PERNA (CIÁTICO), DOR EM BRAÇOS E NUCA, FORTE DOR DE CABEÇA (CEFALÉIA /  ENXAQUECA), ETC.
      É MUITO AGRADÁVEL OBSERVARMOS O PACIENTE QUE, AO ENTRAR NO CONSULTÓRIO, MAL CONSEGUIA ANDAR DE TANTA DOR E, AO SAIR, ESTAR SEM DOR OU MUITO MELHOR, NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS. 
     O PACIENTE  REFERE COMO SE TIVÉSSEMOS RETIRADO UM GRANDE PESO DA REGIÃO AFETADA.   ISTO OCORRE NA MAIORIA DOS CASOS, MAS, EVIDENTEMENTE,  EXISTEM ALGUMAS PATOLOGIAS QUE REQUEREM UM TEMPO MAIOR DE TRATAMENTO E O PACIENTE MESMO  EXPERIMENTANDO  UM ALÍVIO JÁ NA PRIMEIRA SESSÃO,  NECESSITA DE VÁRIAS SESSÕES PARA SOLUCIONAR  O PROBLEMA POR COMPLETO.   
     QUANDO EXISTE HÉRNIA DE DISCO SÃO NECESSÁRIOS VÁRIOS MESES DE TRATAMENTO.  QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 

       PARA SE ENTENDER COMO ESTES RESULTADOS SÃO POSSÍVEIS, PRIMEIRO PRECISO EXPLICAR O MECANISMO DA DOR CAUSADA POR PINÇAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL:  QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
  
     COMO OCORRE A DOR:
  QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
     O CÉREBRO CONTROLA AS FUNÇÕES DO CORPO ENVIANDO "ORDENS"  E RECEBENDO INFORMAÇÃO COMO TEMPERATURA, PRESSÃO, ETC. DE TODAS PARTES DO CORPO. TODA ESTA TROCA DE INFORMAÇÕES OCORRE ATRAVÉS DAS SINAPSES NERVOSAS ENTRE OS NEURÔNIOS (NERVOS).   
    ESTES NERVOS, QUE PARTEM DO CÉREBRO, PASSAM POR DENTRO DA COLUNA VERTEBRAL E SAEM DESTA PARA O SEU DESTINO, ÓRGÃOS, VÍSCERAS OU MEMBROS, ATRAVÉS DE FORAMES (BURACOS) ENTRE UMA VÉRTEBRA E OUTRA.   QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
    OS FORAMES TEM O TAMANHO SUFICIENTE PARA A PASSAGEM DOS NERVOS, MAS QUANDO OCORRE UM DESVIO ( P. EX. ESPONDILOLISTESE) DE UMA OU MAIS VÉRTEBRA OCORRE UM PINÇAMENTO DE NERVOS QUE POR LÁ PASSEM OCASIONANDO: DOR, PARESTESIA (FORMIGAMENTO) OU MAU FUNCIONAMENTO DE ALGUMA VÉRTEBRA.  
QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
     SE O PINÇAMENTO OU DESVIO OCORRER NA COLUNA CERVICAL (REGIÃO DA NUCA)   É COMUM APARECEREM DORES DE CABEÇA QUE NÃO CEDEM COM MEDICAÇÃO. 
     SE FOR NA COLUNA TORÁCICA (ENTRE A NUCA E O QUADRIL) PODEM SURGIR SINTOMAS COMO  DOR DE ESTÔMAGO, DOR OU PARESTESIA (FORMIGAMENTO) NOS BRAÇOS, ETC.   QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
     PORÉM SE DESALINHAMENTO FOR NA COLUNA LOMBAR A PESSOA TERÁ DORES NO QUADRIL OU  NAS PERNAS ( A FAMOSA DOR CIÁTICA), MAU FUNCIONAMENTO DA BEXIGA OU INTESTINOS, ETC.

QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
     A FUNÇÃO DA MANIPULAÇÃO VERTEBRAL  É FACILITAR AS ESTRUTURAS ÓSSEAS A VOLTAREM A SUAS POSIÇÕES ORIGINAIS,  HARMONIZAR AS ESTRUTURAS, DEIXANDO  A NATUREZA CUMPRIR SEU PAPEL.
     ESTES ALINHAMENTOS  SÃO REALIZADOS MANUALMENTE, COM O USO DE MUITO TATO, TÉCNICA E CONHECIMENTO DA ANATOMIA HUMANA. NÃO É USADO NENHUM TIPO DE MEDICAMENTO.

  O ALINHAMENTO VERTEBRAL TEM INDICAÇÃO EM TODOS OS CASOS DE:
 -CEFALÉIAS  (DOR DE CABEÇA) QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
- CERVICALGIAS (DOR NA NUCA E REGIÃO PRÓXIMA)  QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG  
- DORSALGIAS (DOR REGIÃO DORSAL E PEITO)  QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
- LOMBALGIAS ( DOR NA REGIÃO PRÓXIMA AO QUADRIL)  QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
- CIATALGIAS (CHAMADA DE DOR CIÁTICA PELOS LEIGOS, QUE É A DOR NA COXA OU PERNA), QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
- HÉRNIA DE DISCO,   QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
- PARESTESIA EM MEMBROS (FORMIGAMENTO) NA PERNA OU BRAÇO, DEPENDENDO ONDE É O PINÇAMENTO VERTEBRAL), QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
- DESVIOS POSTURAIS,   QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG 
- ETC. QUIROPRAXIA  OSTEOPATIA E RPG E RPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário